Home » Celso Maldaner » Notícias
Notícias em Destaque
Subleite debateu abertura do mercado chinês e acordo comercial com UE
29/10/2019

Subleite debateu abertura do mercado chinês e acordo comercial com UE

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados debateu na manhã desta terça-feira (29) por proposição do deputado federal Celso Maldaner, relator da Subcomissão Permanente do Leite – Subleite, a abertura do mercado chinês para produtos lácteos brasileiros e o acordo comercial com a União Europeia, que estabeleceu cotas para entrada de produtos lácteos do bloco europeu no Brasil com isenção de tarifas de importação.

Maldaner explica que informações dão conta que os chineses habilitaram 24 estabelecimentos brasileiros para exportação de produtos como leite em pó e queijos. "Essa abertura pode gerar impacto positivo para a cadeia produtiva do leite, que atualmente passa por um momento de enormes dificuldades, e envolve, aproximadamente, 1,2 milhão de pequenos produtores", avalia.

No entanto, o parlamentar acrescenta que o acordo com a União Europeia vai facilitar a entrada de produtos lácteos europeus no País e "exigir da cadeia de produção brasileira um salto de qualidade e competitividade jamais visto, e poderá demandar um grande investimento em tecnologia e desenvolvimento de novas técnicas produtivas", afirma. Para ele, os gargalos enfrentados à exemplo da infraestrutura rodoviária, elétrica, fitossanitária também tendem serão empecilhos para o setor brasileiro.

Alguns encaminhamentos serão anexados ao relatório da Subleite e subsidiados junto ao governo, especialmente melhorias no sistema de eletrificação rural para que os produtores possam manter os parâmetros de qualidade do leite em suas propriedades.

Participaram da audiência representantes de ministérios, da Apex-Brasil, da Embrapa, de cooperativas, da CNA e de produtores de leite.

Novo Código Florestal Brasileiro
newsletter

Receba nossas novidades no seu e-mail.

Celso Maldaner gostaria
de ouvir a sua voz
Escreva diretamente para
o Deputado. Ele responderá suas mensagens.