Home » Celso Maldaner » Notícias
Notícias em Destaque
FPA recebe Banco Central para debater projeto de lei que trata sobre autonomia da instituição
27/11/2018

FPA recebe Banco Central para debater projeto de lei que trata sobre autonomia da instituição

Em reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), nesta terça-feira (27), a presidente da FPA, deputada Tereza Cristina (DEM/MS), e demais parlamentares, recebeu representantes do Banco Central para falar sobre projeto de lei (PLP 32/03), em tramitação na Câmara dos Deputados, que trata da autonomia da instituição, com mandato fixo para o presidente e diretores.

Relator da proposta, que aguarda parecer na Comissão de Finanças e Tributação, o deputado Celso Maldaner (MDB-SC), membro da FPA, destacou, na reunião, que o Banco Central autônomo vai permitir que sejam utilizados instrumentos para colaborar com as metas da inflação, controle das taxas de juros e acesso a crédito. Maldaner acredita na possibilidade de votar o texto ainda neste ano.

Para o diretor de Administração do Banco Central, Maurício Moura, interferências na autonomia da instituição causam desconfiança dos mercados internacionais, além de volatilidade nas metas de inflação. “Se você tem uma expectativa positiva para a inflação, isso ajuda a manter um sentimento de segurança nas taxas correntes. A autonomia também traz redução de custos, principalmente administrativos”, ressaltou Moura.

A proposta sobre a autonomia do Banco Central pode trazer espaço para a discussão de um novo modelo de financiamento para a agricultura brasileira. É o que afirmou o vice-presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB/RS). “Com uma possível redução das taxas de juros, por exemplo, com ofertas de crédito mais atrativas ao setor, os custos da produção agropecuária podem ficar mais equilibrados”, defendeu Moreira.

Novo Código Florestal Brasileiro
newsletter

Receba nossas novidades no seu e-mail.

Celso Maldaner gostaria
de ouvir a sua voz
Escreva diretamente para
o Deputado. Ele responderá suas mensagens.